Fazenda Calciolândia
    Tradição, história e paixão centenárias

    Fazenda Calciolândia
    Casa sede Calciolândia

    A história da fazenda Calciolândia se mistura com a história do Mangalarga. Coronel Bernardino José de Andrade (tataravô de Gabriel Andrade, primeiro dono da fazenda Calciolândia) foi um tradicional criador de cavalos na próspera região sul mineira, por influência do amigo Francisco Junqueira, dono da Fazenda Campo Alegre, conhecida por ser o berço da raça Mangalarga Marchador. Seu filho, Coronel Francisco Theodoro de Andrade, em 1866 comprou a Fazenda Campo Grande e levou consigo sua tropa de equinos Mangalarga Marchador, dando origem a tradicional linhagem Passa Tempo e a marca “F”. A família sempre teve muito apego à criação de cavalos. Em 1910, Donato de Andrade (então pai de Gabriel Andrade), influenciou seu pai a adquirir também toda a tropa de Delfino Theodoro de Souza (de Lavras), um rebanho de 20 éguas acompanhadas por dois excelentes reprodutores, Javari e Rouxinol. Em 1920, recebendo da visita de reis belgas, Donato e seu pai ofereceram aos reis dois lindos cavalos, atestando desta forma a qualidade de seus animais de criação mineira. Consagrado como uma das mais ilustres figuras do Mangalarga Marchador está Bolivar de Andrade, tio de Gabriel Andrade, tendo em 1949 não só participado ativamente da fundação da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador) mas também sendo presidente da Associação por 4 mandatos.

     Parque de Exposições da Gameleira

    Parque de exposições da gameleira, em Belo Horizonte/MG.

     

    Já a história da reconhecida Fazenda Calciolândia começou em 1912 quando Donato de Andrade adquiriu uma propriedade rural em Arcos, no Oeste de Minas, batizando-a de Fazenda São Miguel. Apesar de ter sua formação voltada para o direito, Donato tinha verdadeira vocação para os negócios agropecuários, sendo que a criação de gado para produção de leite sempre esteve à frente das atividades da fazenda, onde construiu uma moderna fábrica de leite em pó, mais tarde vendida para a Nestlé.

     

    Estada na Fazenda Calciolândia

    Estrada na Fazenda Calciolândia.

     

    Donato e Laura com Filhos

    Donato e Laura com seus filhos.

    O gosto pela vida no campo foi transmitido aos três filhos, Roberto, Maurício e Gabriel, que em meados do século passado assumiram as terras, divididas em 3 glebas: Fazenda São Miguel, Fazenda Faroeste e Fazenda Calciolândia.

     

    Gabriel se aventurando sobre sua égua Sinhazinha.
    Gabriel se aventurando sobre sua égua Sinhazinha.

    Gabriel, que sempre teve muito gosto pela fazenda e pelos equinos e em 1941, com 15 anos de idade, ganhou sua primeira égua Mangalarga Marchador chamada Sinhazinha, de seu avô Gabriel Augusto de Andrade (criador de mangalarga e campolina em Passatempo e pai de Bolivar Andrade).

     

    Gabriel montando Tigela da Calciolândia no Parque da Gameleira, BH.
    Gabriel montando Tigela da Calciolândia no Parque da Gameleira, BH.

    Em 1949, Gabriel, nascido e criado na fazenda, se casa com Vera Furtado de Andrade e decidem se mudar para a fazenda Calciolândia dando continuidade ao trabalho de criação e seleção de Gir leiteiro juntamente com a formação de uma tropa de cavalos Mangalarga Marchador. A propriedade é tida como berço da marcha picada, com sua base formada a partir da linhagem Passa Tempo, criada pelo bisavô de Gabriel, Francisco Teodoro Andrade e de outras famosas linhagens tais como Herdade, Angahy, JB e Favacho.

    Foto de Gabriel e Vera com cavalos e na fazenda.
    Foto de Gabriel e Vera com cavalos e na fazenda.

     

    Dona Vera na Gameleira em 2005 com o neto David e o cavalo campeão (Jubileu da Calciolândia).
    Dona Vera na Gameleira em 2005 com o neto David e o cavalo campeão (Jubileu da Calciolândia).


    Xixá da Cal - Sonho de Passa Tempo x Dália da Calciolândia
    Xixá da Cal - Sonho de Passa Tempo x Dália da Calciolândia.

    Quando se trata especificamente do Marchador, Vera Andrade é sempre lembrada pois ela era apaixonada pela tropa. Sabia valorizar a genética ao planejar os cruzamentos e quando os potrinhos nasciam, ia para o curral com um dicionário nas mãos para batizar as crias fazendo associações com os nomes de suas mães, o que facilitava a identificação e a intimidade com a tropa. Grande parte de seu tempo na fazenda era dedicado a cuidar, apreciar e melhorar a tropa e esta paixão foi sendo transmitida aos filhos, netos e bisnetos, durante 6 décadas.

    Caderno de acasalamentos da Tropa datado de 1960.
    Caderno de acasalamentos da Tropa datado de 1960.

     



    Foto leilão Elite Cal de 1994.


    Leilão Elite Cal na Gameleira, em 1994.

    A tropa Calciolândia sempre prestigiou eventos do Mangalarga por todo o país, tendo conquistado diversos campeonatos da raça.

    Em 2012, após o falecimento de Vera, a gestão da fazenda é passada aos filhos Álvaro, Laura, Heloísa e Luciana, que dão continuidade a esse trabalho secular com disciplina e esmero, com a Assessoria de Sergio Goulart até meados de 2018.


    Da esq. para dir. Laura, Gabriel, Heloísa e Álvaro.


    A dona Luciana com Troiano da Calciolândia, res. campeão da nacional de 2008.

    A partir de 2016, as atividades ligadas à tropa passaram a ser acompanhadas de perto pela terceira geração, na pessoa de Rafael, filho de Laura e neto de Gabriel. O gosto pela fazenda vem desde a infância, quando morou por alguns anos em Calciolândia, e ao longo de sua juventude participou de eventos ligados ao Marchador, como exposições e leilões, não deixando passar a oportunidade de estar perto dos animais. Paixão que já transmitiu aos três filhos, que são presença garantida na fazenda.


    Bisneto de Gabriel já aprendendo sobre a lida e o manejo de equinos.

    A família mantém a tradição iniciada pela avó na criação da marcha picada, selecionada pela comodidade da montada, boa índole dos animais e referência para quem gosta de cavalgar em família e de usar os animais no dia a dia da fazenda. O conforto e comodidade de uma marcha natural, o ótimo temperamento de sela (animais de brio, árdegos, com sobras de calor quando montados), a beleza, o refinamento e harmonia das linhas corpóreas e por fim a resistência dos animais sempre foram características importantes para a criação na Calciolândia.

    O trabalho desenvolvido tornou-se referência, ultrapassando as fronteiras de Minas e ganhando reconhecimento nacional e internacional. Hoje a tropa é formada por aproximadamente 170 animais de muita genética e marcha, com atenção à evolução necessária em favor do desenvolvimento da raça.


    Éguas da tropa Calciolândia.

    Como resultado desta dedicação, os animais da Calciolândia têm rendido muitas alegrias nas exposições em que têm participado. As premiações mais recentes são: em 2017, na exposição especializada de Pará de Minas/MG o garanhão Estampado da Calciolândia e a fêmea Fraternidade da Calciolândia conquistaram os títulos de Reservados Campeões. Em 2018, na exposição de Lagoa da Prata/MG, Fraternidade Calciolândia se fez Campeã e na especializada de Capim Branco/MG Araçá da Calciolândia foi Reservada Campeã. Em 2019, Jaque da Calciolândia foi Reservado Campeão cavalo júnior na copa de marcha de Bambuí/MG. Além de diversos outros animais de genética Cal que tem se sagrado campeões em outras exposições nos últimos anos, tais como: Nacional, Verniz, Modelo, Jubileu, Urutau, Troiano, Nero, Dibuti e Obelix da Calciolândia. (2º no Ranking Parcial de Copas de Marcha Picada em 2018).


    Araçá da Calciolândia recebendo premiação.

     

    Jaque da Calciolândia, Troiano da Calciolândia x Jaboticaba da Calciolândia.


    Hoje assessorada por Sandro Drummnd (Fusca), a Calciolândia deseja se manter no ápice dos grandes criatórios da marcha picada do país. Rafael trabalha no desenvolvimento de aspectos e critérios que possam balizar ainda melhor a eficiência dos cruzamentos, aproveitando-se da excelente genética Passa Tempo, associada ao frescor de exemplares significativamente marchadores.
    Através de muito trabalho e dedicação a Calciolândia deseja se manter no ápice dos grandes criatórios da marcha picada do país. O foco do trabalho é no desenvolvimento de aspectos e critérios que possam balizar ainda melhor a eficiência dos cruzamentos, aproveitando-se da excelente genética Passa Tempo, associada ao frescor de exemplares significativamente marchadores.
    Essa aposta tem garantido um mercado aquecido ao criador que frequentemente comercializa a produção da fazenda sem qualquer dificuldade.
    “Nosso maior mercado é formado por usuários, mas grandes criadores também têm sido atraídos. Muitos dos atuais campeões de pista são frutos de cruzamentos idealizados na Calciolândia e isso valoriza e engrandece nossa genética. Como exemplo, citamos a Campeã Nacional 2017, Mata Grande da Cavalgada, filha de Sagrada da Calciolândia e neta da Novena da Calciolândia (doadora da tropa Cal)”.
    Para os próximos anos está nos planos a realização de um leilão anual e de um leilão emblemático em 2021-2022 celebrando os 60 anos de criação da fazenda Calciolândia. Esse evento irá coroar o trabalho que vem sendo feito há mais de um século que é fornecer boa genética e qualidade para criadores de todo o país, na constante busca pela evolução da raça Mangalarga Marchador.

    Calciolândia - trabalho, paixão e amizades para a vida.


    Dia de campo em 2016 com o amigo Fernando Mello Viana.

    Visita dos amigos Sandro Fusca e Sérgio Goulart.

     


    Colaborador Zé Pequeno no manejo.

     


    Prêmio Pilares da Raça recebido na Gameleira em 2018.

    Quer conhecer mais?
    ABCCMM, A Raça Mangalarga Marchador: http://www.abccmm.org.br/araca
    ABCCMM, Museu do Mangalarga Marchador: http://www.abccmm.org.br/museu
    Top Marchador, Fazendas pilares: https://www.topmarchador.com/patriarcas-e-genearcas-as-fazendas-pilares/
    Top Marchador, Fazenda Passa Tempo: https://www.topmarchador.com/fazenda-passa-tempo/

     

     
     
     

    Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

    Termos e condições de uso